Saúde

Descubra os alimentos que você pode incluir na sua alimentação para aumentar sua imunidade

O que é importante para ter boa imunidade?

Melhorar a imunidade é uma maneira eficiente de resistir aos possíveis invasores do seu organismo, como o novo coronavírus. Aumentar a imunidade significa, na prática, criar um sistema de proteção que funciona como uma barreira em nosso corpo, principalmente contra vírus e bactérias que podem nos adoecer.

Quando uma pessoa consegue reforçar a imunidade, o corpo fica pronto para responder com um sistema de defesa ativo contra agentes infecciosos. Em muitos casos, os pacientes não relatam sintomas de uma infecção ou registram apenas sintomas leves, justamente porque estão com a imunidade alta.

 

O que é importante para ter boa imunidade?

Vários fatores são importantes para manter a imunidade elevada e praticamente todos eles estão relacionados ao estilo de vida. Dormir bem, praticar atividade física, não fumar, não exagerar na bebida alcoólica e outras medidas são fundamentais para o seu corpo se manter sempre protegido e saudável.

Consumir alimentos que aumentam a imunidade também é importante para estimular a proteção natural do nosso corpo. Veja alguns alimentos fáceis de encontrar e que você pode incluir na sua dieta para melhorar sua imunidade:

Alho

O consumo de alho ou de suplemento de alho regularmente, por cerca de três meses consecutivos, funciona muito bem para aumentar a imunidade das pessoas. Em pesquisa divulgada pelo US National Library of Medicine foram comparados dois grupos: o primeiro ingeria placebo e o segundo uma cápsula de alicina, uma substância existente no alho.

Todos os participantes deviam escrever em uma espécie de diário qualquer sintoma parecido com gripe ou resfriado enquanto estivessem ingerindo a pílula de placebo ou de suplemento de alicina.

O grupo que estava ingerindo placebo mostrou mais sintomas de infecções virais e prolongamento desses sintomas de gripe e resfriado, quando comparado ao grupo que estava ingerindo o suplemento de alho.

Em contrapartida, as pessoas que consumiram alho durante o estudo se mostraram mais fortes e saudáveis, com o sistema imunológico mais protegido contra resfriados e, caso infectados, a recuperação ocorria bem mais rapidamente do que nas pessoas que não ingeriram substâncias que aumentavam a imunidade.

Gengibre

Um estudo divulgado pela Universidade Estadual de Londrina analisou a resposta do gengibre para aumentar a imunidade, manter a homeostasia do organismo e auxiliar todas as moléculas, células e órgãos a se protegerem de vírus perigosos para a saúde.

O gengibre tem agentes fenólicos, gingeróis e shagoi que respondem com efeito imunomodulador, principalmente na via do ácido araquidônico. Segundo a pesquisa, diversos grupos celulares, tais como dendrites, macrófagos, linfócitos B, células T reguladoras e Th2 promoveram o equilíbrio imunológico após o consumo regular de gengibre.

Dietas ricas em fibras

Uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Imunologia mostrou que dietas com alimentos ricos em fibra, uma alimentação classificada como HFD; high-fiber diet, funcionam no nosso organismo como imunorreguladores e protegem o corpo de pacientes do grupo de risco contra a Influenza A, um tipo de gripe muito comum e que pode matar por causa das suas complicações.

Pacientes com dieta rica em fibras mostraram redução dos níveis de neutrófilos na região pulmonar no caso de infecção gripal e registraram uma resposta imunológica mais eficiente, com menos lesões nos tecidos pulmonares.

Entre os alimentos que podem ser consumidos estão aveia, grão de bico, linhaça, centeio e trigo integral, muitos deles encontrados em pães. Inclua estes alimentos na sua dieta para regular e aumentar a proteção do seu organismo contra o coronavírus, gripe e outros agentes infecciosos!

 

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